Todos nós não gostamos quando abrimos a porta do carro depois de deixa-lo no sol, porque fica parecendo um forno não é verdade. Nessas condições o interior do veículo
chega a ficar ao menos 10ºC mais quente que a temperatura externa. O Motorista que quase queima a mão ao tocar no volante e acaba com partes internas de plástico , sem contar a pintura. Problemas graves podem ser evitadas se alguns cuidados ensinados a seguir forem seguidos
Os estragos no interior e exterior do veículo por conta da exposição ao sol podem representar um grande estrago e a baixa no valor do veículo , de 15% a 25%. Para evitar estragos. Comprar um tapa sol e um protetor de bancos é bem melhor que ter painel e estofamentos estragados pelo sol e desvalorizar o carro.
Se o carro ficar parado com os vidros fechados e exposto por 20 minutos ao sol , em uma temperatura de 35ºC, a média no interior chega a 65ºC . Se o tempo de exposição for de 5 minutos, serão ao menos 10ºC a mais do que está no ambiente externo. Se a pintura do carro for de cor escura, a tendência de aumentar ainda mais a temperatura. E com isso painel, volante, puxadores tendem a adquirir aspectos ressecados e podem trincar.
1-Proteger o para-brisa
O tapa sol é uma das soluções mais baratas para evitar que o seu carro vire um forno. Feito com material que bloqueia os raios solares ( Dupla face, uma de PET - alumínio e a outra em polietileno com bolhas de ar ) , ele consegue reduzir até 40ºC a temperatura interna do carro.
2- Proteger o carro
Nem sempre é possível parar o carro em uma sombra, e se não houver garagem coberta onde geralmente o carro passa boa parte do dia , a exposição é maior a sol e a chuva. Neste caso, a capa protetora é necessária , tanto para evitar as exposição há o sol. Como para garantir quando se tem chuva forte evita riscos na lataria.
3-Proteger os bancos
O estofamento sofre bastante com as altas temperaturas e os raios solares. No caso de banco de couro, os danos chegam a ser maiores e há risco até de queimaduras dos passageiros do veículo. O mercado evoluiu bastante e os fornecedores produzem capa que se moldam perfeitamente aos bancos e ainda protegem os bancos originais dos raios U.V.
4- Troca de ar dentro do veículo
Mesmo com capa protetora do carro ou tapa sol é indicado que logo ao abrir as portas do carro após a exposição solar, deixe o ar exterior circular no interior e mantenha pelo menos uma porta aberta por 1 a 2 minutos. Depois disso entre no veículo.
5-Ar Condicionado
Procure não ligar imediatamente o equipamento, abra as janelas e permita a troca de ar com o carro em movimento ao menos por dois quateirões. Se o interior estiver muito quente , ande com os vidros abertos e ligue o ar. Lembre-se que a temperatura não diminui instantaneamente e se for andar curta distância, mantenha os vidros abertos em vez de ligar o ar condicionado. Para evitar choque térmico é recomendado desligar o ar pouco antes de você chegar ao destino e equilibrar a temperatura interna e externa. Mantenha a manutenção desse item em dia.
6- Cuidado ao lavar o carro
Em dia quente , ensolarado, não lave o carro sob o sol. Os raios causam desgaste na pintura e com o uso de produtos químicos esse processo se acelera e manchas podem surgir. Também espere que a carroceria ou motor estejam frios para jogar água. O uso de cera para polimento cria película protetora é é sempre indicado, além de dar brilho. Alguns produtos possuem partículas que ajudam cores mais escuras.
7-Temperatura do motor
O indicador de temperatura do motor é fundamental para não ter problemas graves.
Alguns carros têm apenas um sinal luminoso para informar se o motor está muito quente. No caso dessa luz acender ou o ponteiro chegar perto do ponto vermelho, é necessário parar o veículo e desligá-lo imediatamente para evitar danos no cabeçote ou juntas. Caso o carro ferva, é preciso aguardar o motor resfriar, em hipótese alguma tente abrir o reservátorio de água , pois há risco grande de queimadura. Quando o motor estiver frio tente completar com água para chegar ao destino, mas se houver grande distância a percorrer o ideal é chamar um profissional especializado. Não deixe de conferir também o nível de água do radiador.
8-Calibragem dos pneus
Em dias quentes o atrito da borracha contra o solo é mais intenso. Assim tenha atenção para manter os pneus sempre calibrados e verifique-se ao menos uma vez por semana . Manter os pneus em dia ajuda na economia de combustível.
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