Manter um carro em ordem não é tarefa fácil pra ninguém,
principalmente devido ao aumento do preço do combustível. Mas, sabia que
com atitudes simples como: manutenção em dia e pilotagem consciente
você pode fazer uma boa economia?
Andar com as janelas abertas não é recomendável,
principalmente na estrada. Em alta velocidade, acima dos 80 km/h, elas
permitem a entrada do ar e aumentam a resistência aerodinâmica. Em
velocidade constante, o acréscimo de consumo chega a 10%.
Para sua segurança e economia, respeite os limites de velocidade. Um
carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h comparando-se a
quando está a 80 km/h.
Não viaje com excesso de
carga. Quanto mais pesado o veículo, mais energia você gasta para
acelerar. Cada 50 kg a mais equivale a 1% de aumento no consumo – isso
inclui excesso de tranqueira no rack sobre o carro. Ao aumentar a área
frontal, você reduz a aerodinâmica do veículo.
Para
economizar nas ladeiras, acelere antes do início do aclive para não
pisar forte no meio do caminho. Nas descidas, desça engrenado pois ao
contrário do que se diz, é mais econômico que trafegar com o carro no
ponto morto.
Evite arrancadas e freadas bruscas,
isso exige mais do motor. Sempre que possível, passe para a marcha mais
alta: a marcha errada aumenta o consumo em 30%.
Pneus
murchos ou com a calibragem errada influenciam negativamente no consumo.
A calibragem deve ser feita no máximo a cada 15 dias, seguindo as
orientações das montadoras para pressão, que é diferente para traseira e
dianteira e se o veículo está carregado ou não. A indicação de
calibragem está no manual do proprietário ou em um adesivo na tampa do
tanque ou na porta carro. Os pneus podem ser responsáveis por até 20% do
consumo.
A troca de marcha faz muita
diferença no consumo. Todos os veículos trazem no manual do proprietário
a velocidade certa para a mudança pois deve-se levar em consideração o
torque do carro. Um carro a 40 km/h não pode estar em 5ª marcha, por
exemplo. Assim como você não deve chegar a 100 km/h em segunda. Nos dois
casos estará gastando mais do que o necessário. O uso do câmbio de ser
suave e não há necessidade de “espichar” até o fim.
As velas estão entre os itens de manutenção que mais influenciam no
consumo dos carros. Elas precisam ser trocadas exatamente com a
quilometragem recomendada pela montadora, que varia de modelo para
modelo. E quando uma estragar, todo o jogo deve ser substituído por
peças com as mesmas especificações. A função das velas é gerar energia
na câmara de combustão para iniciar a queima da mistura ar/combustível.
Se ela está ruim, essa queima fica irregular, o que reflete diretamente
no aumento do combustível injetado.
Antes de
instalar qualquer acessório no carro, consulte um especialista. Objetos
que mudam as características originais tendem a provocar maior
resistência contra o ar. Aerofólios, suportes e rodas fora do padrão,
por exemplo, influenciam diretamente na aerodinâmica e,
consequentemente, no aumento do consumo.
Os filtros
de ar e combustível precisam ser trocados nas datas previstas pelas
montadoras, sem desculpas. Em caso de entupimento, eles interferem
diretamente na mistura de ar e combustível na câmara de combustão, o que
faz o veículo gastar mais, já que a mistura fica irregular.
Aquele costume antigo de deixar o carro em ponto morto em descidas, a
“banguela”, é coisa do passado. O veículo deve ficar sempre engrenado.
Assim, gasta menos combustível do que se estiver em ponto motor. A
injeção eletrônica identifica que não é preciso aceleração e corta o
combustível. Evitar a banguela também é questão de segurança porque o
carro aproveita o freio-motor
O alinhamento das
rodas é fundamental para aerodinâmica do carro. Se o veículo está fora
de geometria, as rodas serão arrastadas, em vez de somente girar.
Automóvel alinhado, sim, economiza combustível.
Ar condicionado:
Você não vai passar calor, claro. Mas em dias de temperaturas amenas é
possível desligar o ar condicionado. Ele aumenta, em média, 20% o
consumo do veículo.
O ideal é manter o motor do
automóvel com rotação entre 2 mil e 2,3 mil giros. Acima disso, o
consumo de combustível aumenta consideravelmente.
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